Testando
Analisando - O Apocalipse Zumbi Perfeito nos Games! - Blog Giges - Cultura Pop, Games e Nerdices

Analisando – O Apocalipse Zumbi Perfeito nos Games!

O universo do apocalipse zumbi é realmente fascinante não é mesmo? Zumbis por toda parte, poucos sobreviventes, falta de recursos e uma luta interminável por sobrevivência.  Não importa o quão seguro e agradável pareça o novo forte encontrado pelos sobreviventes, uma hora ou outra ele vai cair. Eles terão que sair para buscar alimentos, combustível, munição, medicamentos e eles, os zumbis, uma hora chegarão ali e vão se aglomerar até todos terem de sair. Serão todos nômades eternamente. Este é o cenário ideal deste gênero tão em alta no momento. A Sobrevivência.

 

O Apocalipse Zumbi nos games

Inegável que nós que adoramos apocalipse zumbi adoraríamos viver a experiencia, obviamente de forma segura e por isso os games de apocalipse zumbi também fazem muito sucesso, porém, será que eles são fiéis ao que essencialmente faz do apocalipse zumbi um gênero tão fascinante, a sobrevivência? Vou listar aqui os games que já joguei e apontar suas características em relação a minhas experiencias. Vamos lá.

Left 4 Dead 2

left-4dead

Left 4 Dead ou, deixados para morte é um jogo de ação onde 4 personagens são deixados para traz na ultima evacuação de civis que ocorre na cidade. Chegam atrasados e precisam agora se virar para se manterem vivos.

Sabem aquele momento dos filmes onde é só correria? Por exemplo em Madrugada dos Mortos, quando os sobreviventes reforçam um caminhão e aprontam uma correria louca em busca de tentar chegar até o porto para fugirem em um barco? Está é a atmosfera de Left 4 Dead, em todo o jogo a ação é frenética, você precisa sair um um local seguro e ir para outro e nisso muita coisa vai acontecer. Por ser um jogo de ação, as armas são abundantes e munição também, kits médicos são poucos e no mais você encontra alguns analgésicos e adrenalina. Left 4 Dead cumpre o que promete, a ação de um apocalipse zumbi, perder um companheiro no game é quase uma sentença de morte dependendo do nível de dificuldade que joga. Isso faz com que os jogadores ergam seus companheiros caídos, os cure ou até os ressuscite caso haja um desfibrilador e isso é o mais perto de sobrevivência que existe no game.

Dead Island

deadisland

A proposta de Dead Island é muito interessante. São 4 personagens em uma ilha paradisíaca que se torna um inferno. Tudo começa em uma festa no hotel da ilha, você bebe muito e acorda em seu quarto, ao se levantar no dia posterior você se depara com um hotel vazio, corpos mortos, e também, mortos-vivos.

Dead Island te oferece toda a ilha de Banoi, seu personagem se interagem com NPCs e enfrentar um zumbi neste jogo não é tão simples como no Left 4 Dead. Você precisa tentar acertar braços e pernas, arrancar cabeças, enquanto em Left 4 Dead os zumbis comuns a gente mata facilmente. Dead Island não foca tanta ação e tem requintes de RPG. Seu personagem evolui, as armas estragam, é possível fazer upgrades nos armamentos e também desenvolver habilidades especiais, tudo perfeito, se não fossem alguns problemas. Vamos lá: O Game te oferece uma ilha enorme mais o jogo é linear, não te provoca a querer vasculhar toda a ilha, você pode dirigir veículos, existem postos de gasolina na cidade, missões de pegar combustível, mais os carros não acabam o combustível, existem loads de uma parte do mapa para outro, os NPCs não fazem falta alguma nas missões. Em sua primeira “comunidade”, digamos assim, existe um médico e um mecânico, e não servem pra nada. Você e os outro personagens jogáveis são imunes ao vírus, porém ficam fazendo trabalho pra todo mundo. Na real, em um apocalipse zumbi, se você é imune, você é rei, não pau mandado não é mesmo?  Outro ponto muito nada a ver é o uso de dinheiro, humm, dinheiro é? O mundo ta acabando e alguém vai aceitar dinheiro em troca de arma ou serviço? Não mesmo. O pecado de Dead Island foi oferecer um mundo enorme e inexpressivo, além de cometer gafes dentro deste universo tão interessante. Realmente o fator sobrevivência não fica muito claro neste game.

State of Decay

state

Começam você e outro sobrevivente já com o apocalipse zumbi rolando. Vocês conseguem encontrar uma comunidade de sobreviventes, chegando lá começam a ajuda-los. A comunidade cai, neste meio tempo você já encontrou uma outra sobrevivente e partem para outro ponto da cidade seguindo orientações de um rádio.

State of Decay tem elementos empolgantes. O jogo é em terceira pessoa, diferente dos jogos comentados anteriormente, Left 4 Dead e Dead Island. Este game tem o estilo mundo aberto igual GTA, você tem várias comunidades espalhadas pelo mapa, é preciso conseguir suprimentos, armamentos, buscar novos sobreviventes. não existe dinheiro e sim moral. Funciona assim. Tudo que você leva para a comunidade aumenta sua moral. Você leva alimentos e medicamentos e ganha moral. Em contra partida, tudo que você retira da comunidade abaixa sua moral. Isso torna o jogo mais real, afinal dinheiro não teria valor em um apocalipse zumbi. Outra coisa. Os NPCs são úteis. Se você encontra um médico e o leva para a comunidade isso melhora a saúde de todos os sobreviventes, você pode fazer upgrades na comunidade, criar uma enfermaria, melhora-la, fazer uma biblioteca, isso melhora as habilidades de medicina, ciência e outros, pode criar oficinas e muito mais. Por exemplo, se você encontra um sobrevivente com conhecimentos de mecânica, você pode deixar seu veiculo danificado na garagem que aos poucos ele será reparado,  e falando em veículos, neste game os veículos não reaparecem, então nada de ficar por ai correndo e batendo o carro, se estragar, já era, vai ter que procurar outros, e se assim continuar, uma hora você não terá mais veículo algum. Vou parar por aqui pois este jogo tem muitas coisas bacanas e ficaria escrevendo até não parar mais. Ele realmente tem o fator sobrevivência. Se tem algum ponto fraco, eu apontaria dois. Um deles é o fato de não ter opção de jogar online, a outra é que você controla todos os personagens e isso cria uma canseira enorme e tira a nossa referência no jogo. Além do mais temos que tratar da questão sentimental dos personagens. State of Decay, faz a mistura que eu sempre apostei que o game que fizesse se daria bem. Ação + Estratégia, afinal sobreviver exige estratégia, talvez por isso Dead Island não conseguiu ser o game que pretendia, misturou Ação + RPG.

Contagion

contagion

Contagion é um game com vários estilos, vou focar aqui no estilo escape, que é o que tem mais a ver com o que estamos botando em pauta neste post.  Vou dar o exemplo do mapa Roanoke PD. Você se encontra em um departamento de policia e precisa encontrar uma forma de sair de lá. Você tem apenas uma arma, pouca munição, nada de kit médico e recebe SMS lhe indicando o que precisa fazer para avançar. Os zumbis não morrem facilmente com ataques nos braços, pernas e  dorso, o que é eficaz mesmo é tiro na cabeça. Um ponto muito interessante do jogo é que tudo muda de lugar, ou seja. Uma chave que uma hora estava em uma sala, não estará la em outra vez que você for jogar. Isso cria no jogo uma experiencia de algo novo sempre que for jogar. Outro ponto legal do jogo é que se você for mordido, você se torna um zumbi, demais, diferentemente do Left 4 Dead onde você morre e algum tempo depois retorna ao jogo ou em Dead Island onde você é imune ao vírus porém morre por ferimentos, em Contagion, você se torna zumbi, e vai jogar como zumbi atacando seus amigos. Bem real não? É um game que foca em sobrevivência, porém longe de atingir a qualidade aplicada em State of Decay.

Resumindo, Left 4 Dead é um game de ação que foca a correria que ocorre em certos momentos em um apocalipse zumbi, Dead Island nos promete algo que não oferece e isso gera frustração, State of Decay é quase perfeito no universo dos zumbis, só que não permite multiplayer e tem um pouco de, digamos, The Sims, isso é chato, já Contagion é um game que não tem a correria de Left 4 Dead e nem a sobrevivência de State of Decay é um meio termo, uma ação mais lenta, sem requintes de RPG como Dead Island e nem de estratégia como State of Decay, isso o torna um game dinâmico mas não acelerado.

Bom, é isso ae pessoal, estes são os quatro games que mais joguei de apocalipse zumbi, existem outros nomes como o Dying Light que estão para serem lançados e também o Dead Island 2. Só nos resta esperar.

Procurando Caneca de Games? Confira todos nosso produtos em nossa loja online: www.giges.com.br

Giges, de gamers para gamers.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Testando
About the author

Ricardo Procopio

Fanático por Star Wars, Game Maniaco, viciado em apocalipse zumbi e games de sobrevivência. Um apaixonado por games Coop. Twitter @ricardoigor

Readers Comments (2)

  1. Como é bom ler um texto de zumbis

Trackbacks & Pingbacks (1)

  1. Revelado State of Decay 2 | Giges

Leave a comment

Your email address will not be published.


*