Testando
Esquadrão Relâmpago, Changeman - 28 anos - Blog Giges - Cultura Pop, Games e Nerdices

Esquadrão Relâmpago, Changeman – 28 anos

changeman
Lembro me bem de voltar correndo da escola para colocar na TV Manchete para assistir uma das séries Tokusatsu de maior sucesso no Brasil, sim é deles que estou falando, o Esquadrão Relâmpago Changeman. Eu hoje no auge dos meus 32 anos, nascido em 1983 fico relembrando este momento tão nostálgico e tenho certeza que todos da minha geração também sentem saudade desses momentos simples e fantásticos de ver o Esquadrão Relâmpago descer o sarrafo em seus inimigos kkk. Bom, deixemos um pouco a nostalgia de lado, afinal já existe um canal específico para falar de nostalgia.

A História dos Changeman

Eles eram recrutas em treinamento no exercito dos Defensores da Terra, e quando ocorreu o primeiro ataque alienigena quatro integrantes receberam poderes das forças da terra,  os densetsu-ju, ou animais lendários. Um recebeu a insignia do dragão (Change Dragon), outro do Griffon (Change Griffon) outro do Pegasu (Change Pegasu), outra da Sereia ( Change Marmaid) e outra da Fenix ( Change Phoenix). Assim formam o Esquadrão Relâmpago, ChangeMan.

Quem são os Changeman?

Tsurugi Hiryuu – Change Dragon

Shou Hayate – Change Griffon

Ozora Youma – Change Pegasu

Sayaka Nagiza – Change Marmaid

May Tsubasa – Change Phoenix

 

Inimigos

O Lider é Gozma, um ser de planeta de mesmo nome, ele na verdade é o próprio planeta e sua imagem nada mais é do que uma projeção. Gozma tem como finalidade dominar planetas e se alimentar de sua energia vital. Vários seres de outros planetas se juntaram a ele para seu propósito de domínio e destruição. Conheça os principais:

  • Senhor Bazoo – líder da estrela Gozma. Na verdade Bazoo é um holograma (ou uma projeção mental) da referida estrela, o que só é descoberto ao final da série. Durante muitos anos Bazoo conquistou várias estrelas e planetas ao redor do universo. Num dos últimos episódios, o próprio Bazoo explicou que viajava pelo Universo ingerindo corpo vital, ou seja, os planetas que conquistava. É claramente inspirado em Galactus.
  • Comandante Giluke (ep. 01-33, 38-54) – comandante da nave Gozma e originário da estrela Giraz. Giluke, que antes havia conspirado com Ahames para destruir Bazoo, passou a trabalhar para o vilão em troca da reconstrução de seu mundo. Passou a maior parte dos episódios dentro da Nave Gozme e teve sua primeira batalha contra os Changeman no episódio 20. É derrotado pelos Changeman no meio da série e mandado para o Cemitério Espacial por Bazoo (Episódio 33). Giluke une seu espírito ao de um Monstro Espacial moribundo e consegue escapar na forma de Monstro Fantasma. Ao se banhar na segunda Aura Energética emitida por Nana (que era bem mais poderosa que a primeira), torna-se Super Giluke (Episódio 43), um ser frio que utiliza os companheiros e os transformam em monstros forçadamente (Booba consegue escapar de ser transformado; Shima e Ahames são transformadas). No fim, ao ser ferido por Change Dragon, sem escapatória, ele se transforma no Monstro Espacial Giraz, até ser derrotado definitivamente pelos Changeman.
  • Rainha Ahames (ep. 17-53)– originária da estrela Amazo, que fora destruída (ou arrasada) por Bazoo, também colabora com Gozma pela reconstrução de seu mundo. Banha-se na primeira emissão da Aura Energética de Nana e passa a ter novos poderes. Costumava agir por sua conta e risco, postura alterada quando alçada ao patamar de comandante de Gozma. Possui um dragão de duas cabeças chamado Jangueran (leia-se Yangueran). Ahames rivaliza com Giluke pelas atenções de Bazoo. Acaba transformada no monstro Mezu por Super Giluke, sendo finalmente vencida de uma vez por todas após sacrificar sua vida para destruir a base dos Changeman.
  • Pirata Espacial Buba (ep. 01-52) – de origem desconhecida, Buba é um pirata espacial. Aparentemente, uniu-se ao Gozma apenas por um bom salário. Tem como armas a foice Buldobas e a espada Guirrás (que mais parece uma chave de boca prateada). Após libertar Shima da influência negra de Gozma, ele enfrenta Change Dragon numa batalha dramática e morre.
  • Shiima – nativa da estrela Aman (a qual foi destruída ou arrasada por Bazoo, o seriado não deixa claro), trabalha para o exército Gozma em troca da restauração de seu mundo. Criada pelo monstro Wuba, tem voz masculina por conta de um feitiço, o qual é quebrado por Buba no capítulo 52 com o golpe “Espada Vital”. Com isso, ela volta a ter uma voz normal de mulher. Após isso ela passa a lutar ao lado dos Changeman.
  • Gaata (Gator, no original) – navegador da nave Gozma e oriundo da estrela Nabi, não deixou clara a razão de ter se unido ao exército. É possível que fosse mediante pagamento, já que em dado momento sua mulher Zôle se refere a ele como um “homem mau”. No episódio 51, Gaata, após ser avisado por Nana que Zôle estava grávida, e que Bazoo planejava destruir a cidade em que ela estava, trai o vilão para ficar ao lado de sua família e passa a ajudar os Changeman.
  • Gyodai – sempre que os monstros de Gozma eram destruídos pela Power Bazuca dos Changeman, Gyodai era invocado. De um olho localizado em sua boca, ele soltava um raio que restaurava os monstros e tornava-os gigantescos (de uma forma similar ao monstro Medusan em Flashman, Okelamp em Maskman e Guardnoid Gash em Liveman). Gyodai era um animal espacial irracional – tanto que só sabia falar o próprio nome e gemer de dor quando usava seu poder para reviver os monstros vencidos – e fiel a seus donos mesmo quando sofria maus tratos. No último episódio, ao ser abandonado por Bazoo na nave Gozma prestes a explodir, é resgatado pelos Changeman, afeiçoando-se a eles e até salvando suas vidas.
  • Perversor Espacial Gaboo (ep. 01) – Aparece apenas no primeiro episódio “Os Defensores do Planeta Terra”. Vindo com os integrantes da Nave Espacial Gozma, para conquistar o planeta, tem aparência de uma planta carnívora. Esteve presente na primeira tentativa de conquista ao lado de Buba, mas é destruído pelos changemans, criando grande espanto para Gozma.
  • Monstros Espaciais – alienígenas que prestam serviços ao Império Gozma por vontade própria ou mediante alguma coação ou embuste. Após serem destruídos pelos Changeman, eram ressuscitados por Gyodai e se tornavam seres gigantescos e extremamente violentos. Em alguns episódios foram definidos pela dublagem brasileira como “feras espaciais”.
  • Doutor Kamasawa (ep. 13-14) – Cientista que foi aliado de Gozma, para fazer experimentos em Gyodai, utilizando a inteligência de Nana. Termina sendo morto por um dos Lagartos que Gyodai transformou em monstros.
  • Hawker (ep. 29) – companheiro de Buba, só aparece apenas no episódio vinte e nove. Juntos travam um embate contra os Changeman, ele é apaixonado pela Rainha Ahames.
  • Principe Ícaro (ep. 41) – Filho adotivo de Bazoo, era tão cruel e perverso como seu pai, pelo fato de querer restaurar a sua estrela: Igous. Ele se apaixona por Sayaka e termina sendo morto pelo próprio pai.
  • Jill (ep. 48) – durante muito tempo foi companheira de Buba em suas pilhagens pelo espaço. Aparece apenas no episódio 48, morrendo após confrontar Super Giluke.
  • Soldados Hidler – soldados de Gozma que nascem de ovos, com pele azul e cabelos loiros não sabendo falar. Possuem a força de um ser humano normal e em regra são facilmente derrotados pelos Changeman, exceto nos episódios onde ou seu nível de poder foi elevado (como naqueles onde a Rainha Ahames fez sua aparição) ou quando os heróis se viam extenuados (vide o confronto com Delycal).
  • Dragão Espacial Jangueran (ep. 32-50) – Era um dragão espacial de Ahames que, no episódio 50 separaram de corpos, por intermédio do poder do Senhor Bazoo.
  • Monstros Espaciais Giza, Jella e Savoo (ep.32-36) – servos de Ahames e foram mortos um a um.

Nota: Alguns vilões serviam a Bazoo por medo, pois o objetivo deles era apenas de reconstruir seus planetas e estrelas que estavam devastados pela guerra espacial promovida pelo Império Gozma, mas depois de se libertarem da tirania de Bazoo, passam a lutar ao lado dos Changeman.

Font: Wikpedia

Como tudo ocorre?

Os 4 Integrantes dos Changeman são inicialmente soldados em treinamento no Exercito chamado Defensores da Terra, e seu lider é o Sergento Ibuki. Os recrutas são forçados a treinos pesados, com uso de arma de fogo, sendo perseguidos por helicópteros e alvejados sem pena com diversos tiros. Este é o nível do treinamento dos Defensores, e é tão pesado que causa revolta em todos os recrutas. Em um dado momento, ovos gigantes caem do céu e os soldados ja cansados ficam se jogam nesses ovos imaginando fazerem uma ótima refeição, o que não sabiam é que eram ovos alienigenas e que ao eclodirem surgiriam seres gosmentos do mal. Junto com estes seres aparecem mais dois armados atacando a todos os soldados, em um certo momento a terra se abre estes 4 integrantes recebem a força da propria natureza que os concede os poderes de animais lendários. E assim começa os Changemans, Veja o Primeiro Episódio:

Queria fazer um post bem mais rico que este, mas sabem como eh, final de ano, escrevendo no tablet. Espero que tenha sido bom rever um pouco desses caras fodas de nossas infancias.

Compre sua caneca dos Changeman

Compre sua caneca dos Changemans aqui: http://bit.ly/1mRi8vC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Testando
About the author

Ricardo Procopio

Fanático por Star Wars, Game Maniaco, viciado em apocalipse zumbi e games de sobrevivência. Um apaixonado por games Coop. Twitter @ricardoigor

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*