Testando
Star Wars VII - O "Desesperar" da Força - Blog Giges - Cultura Pop, Games e Nerdices

Star Wars VII – O “Desesperar” da Força

Ouvi e li muitas pessoas falando muito bem sobre o filme e isso me deixou animado pois eu tinha medo de que a Disney estragasse Star Wars, uma saga já consagrada e que na minha opinião deveria ser deixada intacta, pois bem, fui assistir ao filme cheio de “uma nova esperança” no coração pelos bons feedbacks das pessoas. Então estava eu na sala de cinema, ai começa o desespero.

Em algum lugar numa galaxia distante… É exatamente onde deveria estar este episódio VII, decepcionante, vamos lá.

Eu sou muito fã de Star Wars, gosto dos filmes  e dos games e pra quem já viu do I ao VI de traz pra frente, da frente pra traz, do meio pra frente, e assim por diante com certeza percebeu algo muito estranho neste Episódio VII, ele é quase um Remake.

– Ricardo, você é um tolo por dizer isso.

Não amigo, eu sou critico mesmo, e não engulo um filme tão descaradamente feito pra embromar. Não é só porque teve um marketing pesado e 90% de pessoas que nem conhecem a série  a dizer que é o melhor filme da história que vou deixar a minha opinião ser alterada.

Star Wars IV - Uma Nova Esperança

Star Wars IV – Uma Nova Esperança

 

Pra mim ficou muito claro o que a Disney fez, repetiu elementos dos antigos filmes e  incluiu “novidades”,  isso tudo com o intuito de tentar trazer a mesma boa experiencia dos episódios anteriores para o novo publico e fazer a old school ter uma espécie de nostalgia. O filme não complementa em nada a saga original e como disse George Lucas muito antes de vender a saga para a Disney: “Os fans me pedem para fazer novos filmes, mas a saga já esta completa, toda a história da família Skywalker já foi contata e não tem mais o que explorar.” Pois é pessoal, e ele estava certo, tudo que viesse após o 6º episódio  seria encheção de linguiça e pra mim é exatamente isso o que ocorre em  Star Wars episódio VII.

Vejam a semelhança:

Episódio IV – A nova esperança / Episódio VII – O despertar da força

– Luke Vive no deserto / Rey Vive no Deserto

luke-rey

– Obiwan Knob é uma “lenda” / Luke Skywalker é uma “lenda”

obwan-luke

– a força é tida como supertição” / A força é tida como supertição

– O império domina os povos pelo medo e força bélica / O Nova ordem “império” domina os povos pelo medo e força bélica

– Os rebeldes lutam contra o império / Os rebeldes lutam contra o “império”

– O Império tem a Estrela da Morte / O “império” tem a Estrela da Morte

estrela da morte

– O Império usa a estrela da morte em Alderam, planeta da Leia / O “império” usa a estrela da morte contra o planeta da nova republica

– Os rebeldes descobrem o ponto fraco da estrela da morte / Os Rebeldes descobrem o ponto fraco da estrela da morte

– Os rebeldes destroem a estrela da morte atacando-a em larga escala com várias naves / Os rebeldes destroem a estrela da morte atacando-a em larga escala com várias naves.

E então, parece o mesmo filme?

Seria normal se a Disney tivesse pego elementos da saga, porém o que ela fez foi seguir quase que o mesmo script com algumas mudanças. Quer entender o que estou dizendo? Assista o filme “Garotas Selvagens” e depois assista “Garotas Selvagens 2” kkk, são identicos.

–  Alto lá Ricardo, no Episódio I o Anakin também vive no Deserto. E ai?

Sim, Anakin vive no deserto, ele é escravo junto com sua mãe lá. No episódio III Luke é levado pra lá por Obiwan por ser um lugar esquecido do império e ter com quem deixar-lo. Isto explica o motivo de Luke viver no mesmo planeta do seu pai, Anakin. Agora a Rey também vive em um deserto e sem motivo algum, se ela for mesmo filha de Luke, ele teve o mesmo pensamento de esconde-la num deserto? E por qual motivo? Após o Episódio VI o império caiu, ninguém precisava ser escondido, é a volta de Jedi, é o retorno de Jedi.Porque ela vive num deserto? Pra mim ta mais do que claro que isso foi feito pra resgatar a atmosfera dos episódios anteriores, foi forçado e não só eu percebi isso.

 

Vamos a mais alguns fatos.

Pra quem não conhece toda a saga vou tentar resumir rapidamente.

Nos episódios I, II e III a força é extremamente forte, os jedis da velha republica são poderosos e a republica segue forte. O Chanceler Palpatine é um Sith infiltrado na republica e durante os 3 filmes desenvolve e executa seu plano de derrubar a republica e instaurar o seu império. Existe um exercito de clones, feitos para serem soldados obedientes e estes são usados pela republica para auxiliar os jedi compra ofensivas de planetas inimigos e de forças do lado negro, esta guerra histórica é chamada de guerra dos clones. Palpatine depois de tomar o controle emite um novo comando fazendo com que os Clones passem a perseguir os Jedi e neste ponto, ja com o nascimento de Leia e Luke, filhos de Anakin(futuro Vader) e Padmé são separados, Leia é levada para Alderan e Luke para Tatooine onde fica com tios. Os Jedi estão sendo caçados e mortos, isso faz com que todos se escondam, viram refugiados e por isso Obwan Knob se esconde, porém fica em Tatooine cuidando de longe de Luke, Obwan muda seu nome para Ben Knob. E assim é o fim da republica, o inicio do Império e o adormecer da força.

Nos episódios IV, V e VI, Luke já com seus 18 a 20 e poucos anos vive em Tatooine ajudando seu tio nos trabalhos da família, ele não tem a menor ideia que é filho de Darth Vader, e a historia que ele conhece é que Darth Vader matou seu pai (Realmente, quando no episodio III Anakin se entrega ao lado negro ali ele deixa de ser Anakin e se torna Darth Vader, então Vader realmente “mata” Anakin). Leia ajuda a resistência e estão procurando Obiwan Knobe, os robôs RD2D e C3PO chegam até Tattoine, São resgatados por Luke e acabam encontrando Obiwan Knob. Resumindo, Luke passa a ter rápidos treinamentos de Obiwan e aprende algo da força, junto com os rebeldes destorem a estrela da morte. Mo episódio V vai para Dagobah treinar com Yoda, neste episódio o império descobre onde está a base rebelde e contra ataca, no episódio VI ocorre o histórico confronto de Luke e Vader, ali Vader destroi Palpatine mas acaba morrendo, porém se redimindo e voltando para o lado da luz, a paz é instaurada, não ha mais império. É bom lembrar que a força desperta já no episódio IV.

Com este breve resumo da pra perceber que o Episódio VII errou e muito. A força desperta no episódio IV, o império acaba no episódio VI e ali ocorre ” O Retorno de Jedi”, os Jedi voltam a ter poder, a força esta instaurada. Pra você que assistiu o episódio VII, agora deu pra perceber que a Disney não fez nada mais do que copiar? Não existe motivo para este filme.

Como seria interessante que fosse  feito

Seguindo a linha da Disney o interessante ao meu ver é que não houvesse poucos Jedis, afinal após o episódios VI acaba-se a perseguição. Então não só Luke mas todos aqueles que se esconderam no episódio III e novos jedis durante o IV, V e VI que estivessem escondidos, deveriam estarem na ativa, a força não é um milagre que ocorreu apenas na família Skywalker, eles não são os únicos a ter a força. Outros Jedis deveriam existir e de forma descarada, andando livremente, nada de refúgio. O foco deste episódio deveria ser “O Retorno dos Sith” kkk. Este deveria mostrar o processo de crescimento da nova ordem e batalhas fabulosas de sabre de luz, uma vitória parcial dos Jedi para uma investida ainda mais poderoso dos sith num próximo episódio.

Pra mim a melhor forma de se explorar Star Wars é voltando ao passado, Tem muito mistério para se desvendar no passado, uma especie de Star Wars Origins. Quem não gostaria de conhecer o jovem Yoda? Os Jedis do passado antigo, o mestre de Palpatine, tem muita história para se contar no passado. Sobre o futuro, a Disney deveria ter deixado a saga original intacta. Afinal vamos a lógica.

I, II, III : Queda da republica, nascimento do império

IV, V, VI: Queda do império, retomada da república

VII: Queda da republica, retomada do império

Sacaram que é um yo-yo eterno, vai ficar sempre nessa de ascensão de um e queda do outro, ou seja, repetição. A série deveria explorar outras coisas e era isso que George Lucas pretendia quando chegou a cogitar uma série contando a guerra clônica do ponto de vista dos não jedis e siths. Mas agora já era.

Que a força esteja com vocês 😉

 

Visite nossa loja e compre sua Caneca: http://goo.gl/QFgyPA

Caneca Star Wars – Sistema Imperial

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Testando
About the author

Ricardo Procopio

Fanático por Star Wars, Game Maniaco, viciado em apocalipse zumbi e games de sobrevivência. Um apaixonado por games Coop. Twitter @ricardoigor

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*