Testando
Thief, vale a pena jogar? - Blog Giges - Cultura Pop, Games e Nerdices

Thief, vale a pena jogar?

Thief, vale a pena jogar?

Se você gosta de games stealth pode certamente se surpreender com a jogabilidade, controles e o ambiente sombrio do jogo.

Thief, lançado em 2014 é o jogo mais recente da franquia de mesmo nome lançada originalmente em 1998. No game vivemos a história de Garret, conhecido também no game mais recente como o Mestre dos Ladrões.

Já aconteceu de você gostar de uma franquia mesmo sem joga-lo? Pois bem, foi isso que ocorreu comigo em relação ao Thief desde o seu primeiro lançamento em 98, eu no auge dos meus 15 anos, sem grana, moleque, vendo as revistas de games e desejando joga-lo. Cheguei a jogar a Demo sem muito sucesso. Achei tudo muito bacana, como lançar flechas de corda e subir nos lugares mas minha experiencia parou ai, vendo serem lançado seus sucessores, Thief 2 – The Metal Age em 2000 e Thief – Deadly Shadow de 2004. Em 2014 com o lançamento do novo game da série, chamado somente de Thief, ou Thief 4 por alguns, me senti muito atraído em conhecer de vez o game deste ladrão cheio de honra, sendo assim, comprei o mesmo em 2016 e só fui jogar agora, em 2017 e vou compartilhar com vocês.

O Jogo

Neste FPS controlamos Garret, o mesmo personagem dos games anteriores. Garret está mais experiente e também é chamado de Mestre dos Ladrões. O Game não conta com um mundo aberto mas sim com uma simulação disto onde em alguns trechos precisa-se carregar novos mapas. O gráfico é muito bonito, escuro e passa fielmente um clima frio, escuro e insalubre da Europa antiga. Se você gosta deste ambiente, começamos bem não é mesmo?

Jogabilidade e mecânica

Pessoalmente? Perfeitos. Garret é fácil de controlar e se mover pela cidade e obstáculos,  é bem simples. Basicamente pelo que vi dos games anteriores da franquia, este novo apenas aprimorou o que já funcionava. Você é um ladrão (não me diiiga), então não vai sair por ai querendo descer a porrada em todo mundo e nem chamar a atenção pra você. O game é furtivo, então precisa passar grande parte do game andando e se esgueirando nas esquinas.

Escuridão: Você precisa andar pelas sombras. O game tem um sinalizador que mostra se você esta sendo oculto ou não pelas sombras. Caso esteja oculto os inimigos não vão lhe ver.

Inimigos Atentos: O jogo te sinaliza se os inimigos estão vendo ou incomodados com algum vulto pelo ícone de um olho acima de suas cabeças e uma musica de tensão. Quanto mais o ícone dos olhos se carregar mais próximo de lhe perceber o inimigo está. Mesmo que esteja nas sombras, se o inimigo estiver muito perto de você ele vai acabar te percebendo e mesmo em meia distância se você ficar se movendo nas sombras ou estiver em pé fica mais fácil eles perceberem algo. Após o ícone do olho se carregar todo eles ficam em alerta, e surgem mais três pontos acima do olho. se um acender é porque estão em alerta 1, vão te caçar mas não têm certeza do que viram ainda. Alerta 2 é quando acende o segundo ponto, vão te procurar com mais vontade e mais tempo. Alerta 3, o bicho ta pegando e por fim, os olhos vermelhos, eles já te viram, sabem que é você e querem te achar a todo custo. Se esconda muito bem e se mova  bastante, pois vão procura-lo em todos os cantos.

Parkour: Você salta entre placas de madeira, sobe em muros (em pontos específicos). Utilizando estas habilidades você pode tanto fugir dos inimigos quanto passar por eles sem ser percebido.

Apagando os Guardas: Em alguns momentos precisamos derrubar alguns guardas para conseguirmos passar por alguns locais, e você pode fazer isso de forma furtiva. Ao chegar por trás de um inimigo, perto o suficiente aparece a opção nocaute. É só executar e pronto. O movimento também pode ser feito de partes altas, fazendo com que Garret salte sobre o alvo. Após derrubar o alvo você pode pegar o corpo desacordado e carregar para algum ponto que ache conveniente para que outros guardas não vejam.

Distrações e estratégia: muitas vezes você sequer precisa derrubar os guardas, pode passar sem ser visto, o que o game muitas vezes te desafia a fazer. Existem várias formas de fazer isso. Uma é arremessando objetos para chamar a atenção deles para um ponto especifico, auxiliando você a passar por outro lado.

Outra forma é atirando flechas de água para apagar tochas, fogueiras e toda luz proveniente de chamas, desta forma você passa a ter a escuridão ao seu favor.

Thief_distração

Animais dedo duros: Os animais são lindos, fofos não é mesmo? Mas não se engane, os guardas os utilizam de forma bem interessante. Pássaros em gaiolas vão começar a fazer muito barulhos caso você faça movimentos bruscos perto de suas gaiolas, então você deve passar bem lentamente. Já os melhores amigos do homem, os cães, vão latir muito se você ousar passar perto de suas “casinhas”. Para evitar os latidos, ou você passa bem longe deles ou atira uma flecha asfixiante e coloca o cãozinho para dormir. Estas flechas também funcionam com os pássaros.

thief_dog

Ferramentas e armas: Garret não usa muitas armas, na verdade ele usa uma especie de porrete para desacordar os inimigos e o arco e flecha. Este segundo vai lhe dar muitas opções como Flechas de ponta quadrada, flechas de penetração, flechas de penetração com serrilhados, flechas de fogo, flechas de água, flechas de gás e flechas de corda. A ideia não é sair por ai atirando flechas e sim utiliza-las de forma cautelosa e inteligente. A flecha de ponta quadrada é bem barata e serve para chamar a atenção dos guardas. Você pode atira-la em objetos de vidro ou cerâmica para fazer barulho, flechas de gás colocam animais para dormir e atordoa humanos por um tempo, flechas de corda se prendem a estruturas deixando cair uma corda para que você se pendure.

Já as ferramentas são necessárias para abrir compartimentos de ar, destrancar portas, roubar telas valiosas de quadros e etc.

Thief_Ferramentas

Concentração: Um artificio interessante no game é a concentração. Com ela você consegue visualizar detalhes escondidos no jogo, enxergar melhor no escuro e tem mais habilidade com ela ativada. Claro, ela acaba e você precisa carrega-la novamente utilizando amapolas, uma flor que te da esta capacidade.

Thief_Concentração

Mercadores: Por mais que possamos encontrar, recursos pelo jogo, também podemos compra-los nos mercadores. Não tenha dó, use seu dinheiro acumulado com as riquezas encontradas e roubadas para estar pronto para suas missões.

Thief_mercador

Veredicto: Vale a pena jogar

Passei algumas raivas mas me diverti bastante. Joguei fácil, me senti um verdadeiro Master Thief e o gráfico me agradou muito mesmo sendo de 2014.

Espero que tenham gostado do post, compartilhem, comentem e é isso ae, valeu.

Não se esqueçam de divulgar nossa loja virtual também, é muito importante pra gente. Valeu nerdaiada.

Clique e conheça nossos produtos:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Testando
About the author

Ricardo Procopio

Fanático por Star Wars, Game Maniaco, viciado em apocalipse zumbi e games de sobrevivência. Um apaixonado por games Coop. Twitter @ricardoigor

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*